Tomate é fruta ou legume? Parte essencial da culinária brasileira, seja in natura em saladas e vinagretes, ou em molhos e sopas, seco ou assado, também é utilizado em sucos e até em drinks.
AdobeStock
Afinal, o tomate, essa cultura de suma importância que coloca o Brasil como o 5º maior produtor do mundo, produzindo mais de 3,8 milhões de toneladas e gerando uma receita de R$ 8,5 milhões, é uma fruta ou um legume?
Wenderson Araujo/Trilux
A palavra "fruta" é uma designação popular para frutos comestíveis de sabor doce. Fruta é um termo não botânico que se refere a frutos ou pseudofrutos, responsáveis por proteger as sementes e que podem ser consumidos por seus valores nutricionais.
AdobeStock
Legumes são vegetais com frutos comestíveis que podem crescer acima ou abaixo do solo. Eles diferem das frutas populares por terem sabor suave e mais salgado. Legumes podem ser frutos, raízes ou sementes..
AdobeStock
O tomate é um fruto simples, resultante do desenvolvimento da flor da planta do tomateiro. Ele é a porção do vegetal que se desenvolve a partir do ovário e tem a função de proteger e abrigar as sementes. Embora tecnicamente seja um fruto, ele não possui sabor doce.
AdobeStock