Na Fazenda Sant'Anna, em Pardinho (SP), um elevador conecta o laticínio a cavernas subterrâneas. É neste ambiente que os queijos artesanais são maturados por períodos que vão de 2 a 24 meses, criando sabores únicos.
Pardinho Artesanal/Divulgação
AdobeStock
A Pardinho Artesanal utiliza leite cru de vacas Gir em tachos de cobre importados da França. O processo mantém micro-organismos benéficos à saúde e valoriza os sabores naturais da região das Cuestas de Pardinho.
O soro do leite, resíduo da produção que poderia ser poluente, alimenta porcos da raça Canastra na Fazenda Sant'Anna. Este tipo de porco, quase extinto, foi resgatado pela família e produz carne nobre marmorizada.
AdobeStock
Diferente de regiões que preservam receitas tradicionais, o Caminho do Queijo Artesanal Paulista se destaca pela inovação. Os produtores têm liberdade para criar, desde que sigam os preceitos da produção artesanal..
Reprodução/Caminho do Queijo
Os produtores do Caminho do Queijo apostam no turismo experiencial. Visitantes podem conhecer o processo de fabricação, ter contato com os animais e participar de degustações nos laticínios e nas lojas das fazendas.
AdobeStock