As frutas cítricas, como laranja e limão, são fundamentais para a nutrição humana e trazem inúmeros benefícios à saúde. Elas são ricas em vitamina C e contêm outros nutrientes importantes, como vitamina A, ácido cítrico, flavonoides e antioxidantes.
AdobeStock
Entre as frutas cítricas mais conhecidas estão laranja, limão, tangerina, maracujá, abacaxi, morango e acerola. Elas são produzidas durante todo o ano, sendo que algumas, como a tangerina, têm colheita nos meses frios. Confira alguns de seus benefícios.
AdobeStock
AdobeStock
Os citros são ricos em vitamina A e ácido ascórbico (vitamina C), ambos com efeito antioxidante. Por isso, ajudam a proteger as células, incluindo os anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico.
AdobeStock
Sendo ricas fontes de fibras, as frutas cítricas também ajudam na regulação do intestino, no metabolismo dos carboidratos e no controle da glicemia, favorecendo uma digestão saudável.
Os flavonoides e as fibras presentes nas frutas cítricas favorecem a redução do LDL, o colesterol ruim, contribuindo para a saúde cardiovascular.
AdobeStock
Estudos recentes indicam que os citros contêm flavononas, substâncias que ajudam a proteger contra o declínio cognitivo e podem promover a saúde cerebral.
AdobeStock
Ricas em potássio, as frutas cítricas ajudam a regular os líquidos corporais e a reduzir o nível de sódio no organismo, sendo benéficas para o equilíbrio eletrolítico.
AdobeStock
Os citros podem ser consumidos de várias formas, mas os nutricionistas recomendam priorizar o consumo da fruta in natura, em vez do suco, para aproveitar as fibras presentes no bagaço.
AdobeStock