Cada estação do ano tem frutas e verduras específicas que se desenvolvem melhor na época, diminuindo o uso de fertilizantes. No inverno, certos alimentos levam vantagem no cultivo e merecem ser priorizados. Veja alguns deles a seguir.
AdobeStock
A banana é uma fruta tropical que não costuma se adaptar bem a climas frios. Entretanto, a banana-nanica (ou caturra) tem altíssima produtividade mesmo nessas condições.
AdobeStock
AdobeStock
A laranja-lima é suculenta e pouco ácida, além de ter alto teor de vitamina C (o que é ótimo para o inverno, época em que os vírus respiratórios mais atacam).
AdobeStock
A tangerina, também chamada de bergamota ou mexerica, é uma fruta típica do inverno. Ela é uma ótima opção por ter muita vitamina C, que protege contra gripes e resfriados.
A abóbora é um alimento versátil que amadurece no outono, mas resiste até o inverno. Alguns tipos de abóbora (como a cabotiá e a moranga) têm casca grossa e são mais adequadas para essa temperatura.
AdobeStock
Alguns tipos de uva se adaptam bem aos climas frios e são colhidos no inverno. Para isso, os agricultores usam técnicas especiais (como a poda invertida) para garantir até duas safras por ano.
AdobeStock
O milho verde é uma hortaliça de longa duração, que resiste até 100 dias durante o inverno. Além de ser um alimento extremamente versátil, é rico em vitamina A e do complexo B.
AdobeStock
O morango é uma fruta muito delicada e pouco resistente. Por isso, tem um dos manejos mais difíceis. Ele se adapta bem às temperaturas mais amenas e aguenta pouco no calor.
AdobeStock
As frutas e verduras de determinada época costumam ser mais saudáveis (pois precisam de menos aditivos), mais frescas e mais baratas. Por isso, vale a pena investir nelas.
AdobeStock