Embrapa Meio Ambiente
A Embrapa lançou o protocolo BRCana, uma tecnologia inovadora para o plantio de cana-de-açúcar irrigada no Cerrado. Esta tecnologia é considerada revolucionária porque transforma a produção de cana, que tradicionalmente não é irrigada.
Cesar Jose da Silva/Embrapa
AdobeStock
Segundo Vinícius Bufon, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, o protocolo BRCana pode aumentar a produtividade em até 70%. Ele explica que a tecnologia reúne práticas agrícolas que tornam o canavial mais eficiente tanto financeiramente quanto ambientalmente.
AdobeStock
– Redução de custos de transporte; – Economia ambiental, reduzindo as emissões de CO² e a pressão sobre áreas de vegetação nativa; – Menor suscetibilidade às mudanças climáticas; – Redução dos custos de produção, com diminuição dos gastos com insumos agrícolas.
Uma das estratégias do protocolo é a irrigação de salvamento, que é aplicada na brotação da cana para garantir seu crescimento. Com apenas 2-3% da demanda hídrica, essa técnica assegura a longevidade do canavial, prolongando seu ciclo de produção.
Embrapa Meio Ambiente
Outra estratégia é a irrigação deficitária, onde a quantidade de água aplicada diminui conforme a cana cresce. Esse método utiliza pivô central ou gotejamento, otimiza o uso de recursos hídricos e garante a sustentabilidade e eficiência da produção.
AdobeStock
O protocolo BRCana pode ser adaptado para diferentes tipos de produtores, desde grandes usinas até pequenos agricultores, e pode ser aplicado em diversos biomas e países. A tecnologia é desenvolvida para ser eficiente independentemente do tamanho ou tipo de propriedade.
AdobeStock