O Brasil se tornou o terceiro produtor mundial de alimentos por meio de um investimento intenso na preparação do solo para a agricultura.
AdobeStock
O Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos, e mesmo assim, possui um solo pobre em nutrientes e ácido. A expansão do agronegócio só foi possível com a utilização de técnicas e tecnologias para melhorar a terra. Conheça os principais sistemas para a preparação do solo.
AdobeStock
AdobeStock
1. Preparo convencional: o solo é arado, gradeado e nivelado antes do plantio. 2. Preparo mínimo: apenas uma camada superficial é trabalhada para o plantio, mantendo a maior parte da estrutura do solo intacta.
AdobeStock
5. Rotação de culturas: é uma prática agrícola que envolve alternar diferentes culturas em uma mesma área ao longo das safras. 6. Adubação verde: plantas são incorporadas antes do plantio principal, enriquecendo-o com nutrientes e matéria orgânica.
7. Sistema agroflorestal: as árvores e/ou animais são combinados para proteger o solo e fornecer sombra para as culturas. 8. Preparo de leito elevado: esse sistema envolve a elevação da cama de cultivo acima do nível do solo circundante.
AdobeStock
9. Plantio em curvas de nível: em áreas com relevo mais inclinado, o plantio em curvas de nível ajuda a reduzir a erosão. 10. Sistema de agricultura de conservação: combina várias práticas de manejo sustentável, como plantio direto, rotação de culturas e uso de cobertura morta.
AdobeStock