Quem cria rebanhos de bovinos e equinos sabe da importância de suplementar a alimentação desses animais. Um dos processos para isso é a mineralização, que consiste em oferecer a eles sal mineral para melhorar a produtividade e a saúde. Confira!
AdobeStock
Bovinos e equinos dependem da suplementação para melhorar o sistema imunológico. Cavalos comem sal devido à falta de cloreto de sódio eliminado na transpiração. A deficiência desse mineral pode causar sérias insuficiências nutricionais nos equinos.
AdobeStock
AdobeStock
Para o gado, a dieta com sal mineral tem um teor suplementar: as vacas produzem leite de melhor qualidade e o sistema digestivo dos bovinos funciona melhor. A falta desse mineral aumenta o risco de mortalidade e a perda de fertilidade dos animais.
AdobeStock
A complementação com minerais nesses animais tem funções fisiológicas importantes, promovendo a manutenção dos tecidos corporais, a regulação de componentes do organismo e o uso de energia dentro das células.
A suplementação de sal em bovinos deve ser feita após a avaliação de um especialista. Normalmente, são acrescidos de 80 a 100 gramas na mistura oferecida. É necessário proteger os cochos do excesso de água, pois os sais minerais podem ser diluídos pela chuva.
AdobeStcok
Assim como os bovinos, os equinos precisam de suplementação específica para suas necessidades. A suplementação é oferecida à vontade, mas deve haver cuidado com o excesso, que pode ser prejudicial. Os cavalos tendem a receber cerca de 60 gramas de sal mineral por dia.
AdobeStock
Por fim, uma informação importante: é um erro oferecer a mesma suplementação para rebanhos de bovinos e equinos. Isso porque os animais têm necessidades específicas. Disponibilizar a mesma complementação para as duas espécies pode até matar os rebanhos.
AdobeStock