Piolho de cobra na agricultura: aliado ou praga?

Considerado uma praga em muitos campos, o piolho de cobra tem aspectos positivos para a saúde do solo. Entenda como ele pode ser um aliado na agricultura.

AdobeStock

O que é o piolho de cobra?

Artrópode da classe Diplopoda, o piolho de cobra possui corpo segmentado e se alimenta de matéria orgânica. Tem importante papel na reciclagem de nutrientes do solo.

AdobeStock

Ciclo de vida e reprodução

AdobeStock

O piolho de cobra passa por ovos, ninfas e adultos. Pode se reproduzir sexualmente e assexuadamente, facilitando sua adaptação a diferentes ambientes.

AdobeStock

Infestações podem ser identificadas pela presença de piolhos de cobra nas plantas, mordidas em raízes e caules e queda na taxa de germinação de sementes.

Como identificar uma infestação?

Quando o piolho de cobra vira problema?

Em grandes populações, o piolho de cobra pode atacar sementes e plântulas, prejudicando culturas como hortaliças, leguminosas e grãos em estágio inicial.

AdobeStock

Quando bem controlado, o piolho de cobra contribui para a decomposição de matéria orgânica, liberando nutrientes essenciais e melhorando a estrutura do solo.

Piolho de cobra como aliado

AdobeStock

Gongocompostagem: técnica ecológica

A gongocompostagem usa piolhos de cobra para decompor resíduos orgânicos, criando fertilizantes naturais e melhorando a fertilidade do solo, aumentando a produtividade.

Ana Lucia Ferreira/Embrapa

Para controlar o piolho de cobra, adote práticas como drenagem adequada, remoção de matéria orgânica excessiva e incentivo a predadores naturais.

Manejo integrado do piolho de cobra

AdobeStock

Com o manejo adequado, o piolho de cobra pode ser um aliado valioso no manejo sustentável do solo, ajudando a melhorar a saúde do solo e a produtividade agrícola.

O piolho de cobra no equilíbrio agrícola

AdobeStock

*Conteúdo gerado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação Agro Estadão