O agro em expansão

O setor agropecuário brasileiro gerou mais de 35 mil novos postos de trabalho no primeiro mês de 2025, resultado superior à média histórica dos últimos 20 anos, que é de 14.608 vagas.

AdobeStock

Quem são os mais contratados

Profissionais com nível médio completo lideram as contratações, com 17.081 novos postos. Entre os profissionais com nível superior completo, o saldo foi de 460 contratações em janeiro de 2025.

AdobeStock

Áreas em alta no agronegócio

AdobeStock

Análise de dados, pesquisa e tecnologia, digitalização, logística, sustentabilidade, finanças e área comercial são os setores com mais oportunidades para cargos executivos no agro brasileiro.

Os analistas de dados

Interpretar rapidamente grandes volumes de dados é crucial para empresas agrícolas. Profissionais com visão analítica apurada, capazes de transformar dados em decisões estratégicas, ganham destaque.

AdobeStock

Profissionais de logística e infraestrutura devem ser criativos e atentos aos preços de fretes. O planejamento eficiente do escoamento da produção e os tipos de transporte são essenciais.

Especialistas em logística

AdobeStock

Finanças e área comercial

Executivos financeiros precisam dominar operações estruturadas e acesso a crédito. Já na área comercial, o conhecimento prévio do setor é valorizado, principalmente para relacionamento com o campo.

AdobeStock

Para executivos de fora do agronegócio, o caminho inclui pós-graduações específicas, MBAs e networking. Mentorias e visitas a fazendas são estratégias recomendadas para conhecer o setor.

Como entrar no setor

AdobeStock

Mercados em expansão

Bioinsumos e créditos de carbono são áreas promissoras. O mercado de bioinsumos cresceu 15% na safra 2023/2024, totalizando R$5 bilhões em vendas, segundo a FGVAgro.

AdobeStock