Percevejos: saiba como controlar esses insetos na lavoura

Os percevejos atacam as lavouras em várias fases de desenvolvimento e são um dos principais problemas enfrentados pelo agronegócio.

AdobeStock

São insetos sugadores, da família Pentatomidae.Possuem corpo oval e achatado, com antenas longas. Podem ser polífagos ou seletivos na alimentação. Suas asas têm uma parte anterior dura e uma posterior membranosa e flexível.

AdobeStock

O que são percevejos?

Claudio Bezerra Melo/Embrapa

O percevejo-marrom, de 1 a 1,5 cm, tem coloração variando entre marrom e preto, com uma mancha amarelada dorsal. Ataca soja, milho e algodão, alimentando-se de ramos, hastes e vagens. É comum em regiões quentes do Brasil, como o Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Percevejo- marrom

Paulo Roberto Valle da Silva/Embrapa

O percevejo-barriga-verde, de 7 mm, tem uma coloração verde brilhante na barriga. É comum em lavouras de milho, trigo e sorgo, alimentando-se de grãos. No Brasil, espécies do gênero Diceraeus variam entre o cerrado e o Sul do país.

Percevejo barriga-verde

Em sua fase ninfal  apresenta cor preta com manchas claras no dorso. Quando adulto, mede entre 12 e 15 mm e adquire coloração verde. Polífago, ataca várias culturas agrícolas.  É mais comum em regiões frias do Brasil.

AdobeStock

Percevejo-verde

Os adultos têm cor verde com um risco transversal de tonalidade vermelho-escuro e medem até 1 centímetro. Encontrados em regiões com temperaturas mais amenas, como no norte do Paraná, geralmente aparecem no período de floração da soja.

Alberto Marsaro Junior/Embrapa

Percevejo verde-pequeno

Os percevejos prejudicam a agricultura ao perfurarem folhas, hastes, frutos e sementes para se alimentar de seiva, enfraquecendo as plantas e comprometendo seu desenvolvimento. Alguns percevejos atuam como vetores de doenças, transmitindo patógenos de uma planta para outra.

Alberto Marsaro Junior/Embrapa

Impacto nas culturas

A forma mais sustentável e eficiente é o manejo integrado de pragas (MIP), que combina diferentes estratégias, visando a redução dos danos causados pelas pragas com o mínimo uso de produtos químicos. Uma nova ferramenta para o controle do percevejo-marrom é uma vespa brasileira chamada de Theros no mercado.

Nitro/Divulgação

Como controlar