Origem da fruta

É um alimento típico da região amazônica, muito consumido pelos povos indígenas. Seu nome vem do tupi e significa “cacau grande”. A árvore do cupuaçu, portanto, é da mesma família do cacau. Veja os benefícios para a saúde humana.

AdobeStoc,

1. Aumento da imunidade

AdobeStock

O cupuaçu é rico em vitaminas do complexo B e vitamina C, além de conter nutrientes e minerais como potássio, magnésio e cálcio. Essa combinação o torna um grande aliado da imunidade.

As propriedades antioxidantes das vitaminas C e B fazem com que esta seja uma fruta muito eficiente no combate aos radicais livres, o que inibe o envelhecimento precoce e o surgimento de células cancerígenas.

AdobeStock

2. Fonte de antioxidantes

3. Tratamento de doenças respiratórias

O cupuaçu dá origem a um ingrediente chamado polifenóis fitonutrientes, que não existe em nenhuma outra fruta. Essa substância é ótima para o tratamento de doenças respiratórias.

AdobeStock

A fruta tem propriedades anti-inflamatórias que a tornam uma aliada no combate a dores localizadas..

4. Analgésico natural

Ronaldo Rosa/Embrapa

Como tem muitas fibras, o cupuaçu também estimula o funcionamento do intestino

5. Combate à prisão de ventre

AAdobeStock

As fibras presentes no cupuaçu também aumentam o tempo de digestão dos alimentos no estômago, ajudando a controlar os níveis de glicose.

6. Prevenção de diabetes

AdobeStock

Há várias formas de consumir o cupuaçu, como em geleias, sucos, sorvetes e iogurtes. As sementes da fruta também são aproveitadas, e ela é muito utilizada na indústria de cosméticos.

Como consumir o cupuaçu?

AdobeStock