Os alimentos orgânicos são cultivados de forma sustentável na agricultura biológica, sem uso de agrotóxicos, adubos químicos, hormônios, antibióticos ou modificação genética para atender às necessidades da indústria.
AdobeStock
Os produtos orgânicos se diferem pelas condições sustentáveis de toda a cadeia produtiva, que não prejudicam o meio ambiente e o ecossistema local. Além disso, garantem a qualidade das condições trabalhistas.
AdobeStock
AdobeStock
Um estudo feito pela Ecovia Intelligence mostrou aumento de 40% mundial no consumo de orgânicos durante a pandemia de covid-19. No Brasil, uma pesquisa revelou que 67% dos brasileiros preferem alimentos desse tipo.
AdobeStock
Uma razão para a preferência é a grande quantidade de benefícios oferecidos pelo consumo de orgânicos. Muitos brasileiros têm optado por comer melhor e investido nesses alimentos. Veja os benefícios que eles proporcionam.
O principal benefício dos alimentos orgânicos é a qualidade que oferecem para a saúde. Eles têm mais nutrientes preservados e mais sabor, já que não são afetados por químicos agregados. Também nos mantêm afastados dos químicos conhecidos como agrodefensivos, associados ao aumento de doenças como câncer, alergias e cardiopatias.
AdobeStocke
Os alimentos orgânicos favorecem a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. A produção orgânica usa o solo e a água de forma equilibrada, mantendo a terra mais fértil e afetando pouca biodiversidade.
AdobeStock
Verifique se há na embalagem o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica. Em feiras, observe se há vinculação com uma Organização de Controle Social ligada ao Ministério da Agricultura.
AdobeStock