O própolis é uma substância feita por abelhas a partir de resinas, pólen e cera para proteger colmeias. Também oferece benefícios à saúde humana.
AdobeStock
Esta substância é conhecida desde a antiguidade. Civilizações chinesas e mediterrâneas (como os egípcios e os gregos) já utilizavam própolis para tratar feridas, infecções e prevenir doenças.
AdobeStock
AdobeStock
O própolis pode ter diferentes composições. No entanto, de modo geral, ele é composto por 50% de resinas e bálsamos vegetais, 30% de cera, 10% de óleos essenciais, 5% de pólen e 5% de outras substâncias.
AdobeStock
No Brasil, existem três tipos de própolis: o verde (produzido a partir do alecrim-do-campo), o vermelho (originado de uma planta chamada rabo-de-bugio) e o marrom (proveniente de várias plantas).
O própolis oferece muitos benefícios à saúde, já documentados por estudos científicos. Seus principais efeitos são anti-inflamatórios, antibióticos e antioxidantes. A seguir, confira outros benefícios.
AdobeStock
Os antioxidantes presentes no própolis auxiliam o corpo na defesa contra infecções causadas por vírus, bactérias e fungos.
AdobeStock
As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do própolis aceleram o processo de recuperação de tecidos lesionados, prevenindo infecções. Ele é especialmente eficaz em casos de pequenas queimaduras e feridas localizadas.
AdobeStock
O consumo diário de própolis auxilia no combate a aftas e inflamações gengivais, além de ajudar a controlar o surgimento de cáries.
AdobeStock
Existem várias formas de consumir própolis. Ele pode ser ingerido puro ou diluído em água ou chá. Também há versões em spray, que podem ser usadas para gargarejos, bochechos ou aplicação direta em feridas.
AdobeStock