A jurubeba, também chamada de juribeda ou jupeda, é conhecida pelos poderes medicinais e curativos que oferece. É uma planta do tipo arbusto, com frutos verde-claros e caule espinhoso. Embora seja muito benéfica à saúde, o consumo deve ser moderado, para evitar efeitos colaterais.
AdobeStock
A jurubeba tem ação antioxidante e digestiva. Como tem muitas fibras, a planta auxilia no processo digestivo, evitando acidez no estômago e diminuindo os gases. Além disso, é naturalmente anti-inflamatória e diurética, por isso auxilia na limpeza do sangue e na desobstrução do baço e do fígado.
AdobeStock
AdobeStock
O Sistema Único de Saúde (SUS) mantém uma lista de plantas medicinais que são indicadas para tratamentos fitoterápicos brasileiros. A jurubeba está presente nesse catálogo, sendo indicada para cuidado hepático, diurético, digestivo, analgésico e anti-inflamatório.
É possível cultivar a jurubeba em casa, inclusive em hortas domésticas. O arbusto da planta mede de 1,5 metros a 2,5 metros de altura. As sementes podem ser compradas ou recolhidas de outros cultivos.
AdobeStock
Para o cultivo da jurubeba, a muda deve ser plantada a 1-2 metros de outras plantas. Precisa ser capinada e mantida a 1,8 metros de altura, podando galhos velhos. Colha os frutos verdes entre 4-6 meses, usando luvas para evitar espinhos.
AdobeStock
A jurubeba é versátil e pode ser usada de várias formas, como em chás, tinturas, sucos, conservas em pó ou até em forma de emplastro. Veja a seguir os usos mais indicados e para que eles servem.
AdobeStock
O chá costuma ser consumido para sanar problemas do fígado e do estômago, baixar a febre, aliviar a tosse e ajudar na artrite. Já o suco, que é mais denso, é indicado para casos de infecções da bexiga e do trato urinário.
AdobeStock
Quando transformada em conserva, a jurubeba pode ser usada na alimentação, inserida em sopas e saladas, por exemplo.
AdobeStock
Na forma de emplastro ou cataplasma, a jurubeba é indicada para uso externo. Ela pode ser colocada na pele para cicatrizar feridas e contusões ou para ajudar no tratamento de acne.
AdobeStock
Em excesso, o consumo da jurubeba pode causar efeitos nocivos à saúde. Recomenda-se não usar por mais de uma semana sem interrupção, pois pode causar intoxicação pelo acúmulo de alcalóides e esteróides no organismo.
AdobeStock