O que é e como utilizar o NPK?

O NPK é uma substância aplicada nos solos para aumentar a sua produtividade. O adubo leva esse nome por conta de três elementos químicos que o compõem: nitrogênio, fósforo e potássio.

AdobeStock

A sigla NPK

O foco nesses elementos é porque eles são considerados essenciais para a melhoria do solo. O nitrogênio afeta diretamente a construção de moléculas de proteína, o fósforo se relaciona à reprodução dos vegetais e, por fim, o potássio fortalece o seu desenvolvimento.

AdobeStock

Vantagens do uso do NPK

AdobeStock

O adubo NPK é muito eficiente por enfatizar justamente os macronutrientes que fazem a maior diferença para a qualidade do solo. Por isso, ele gera resultados mais rápidos aos agricultores, mas é necessário fazer uso do NPK da forma correta para que não haja prejuízos.

AdobeStock

Na hora de aplicar o NPK, o solo deve ser analisado e as estações do ano precisam ser respeitadas. A adubação deve ocorrer antes do período de florescimento e depois da colheita, para compensar a falta de nutrientes. O excesso de NPK pode prejudicar as plantas.

Cuidados na aplicação

Tipos de adubo NPK

O NPK é comercializado em duas formas: granulado ou líquido. O adubo granulado tem liberação mais lenta e é recomendado quando o agricultor precisa de uma adubação mais cadenciada. Já o líquido é absorvido rapidamente pelas plantas e é recomendado no caso de um solo muito empobrecido.

AdobeStocke

Antes de aplicar o NPK, é necessário fazer a análise do solo, para verificar a sua fertilidade e assim escolher o tipo e a quantidade mais adequada. As análises mais comuns são a química, a granulométrica e a do tecido vegetal.

Análise do solo

AdobeStock

A escolha certa do maquinário também é um fator muito importante. O equipamento correto garante que haja um manejo uniforme do adubo em todo o solo, com uma aplicação que respeite a janela de plantio.

Escolha do maquinário

AdobeStock

Apesar do adubo NPK ter os macronutrientes essenciais, também é preciso garantir que o solo receba os micronutrientes. Recomenda-se que o agricultor use paralelamente adubos orgânicos, como esterco, húmus de minhoca, compostagem e casca de ovo triturada.

Uso paralelo de adubos orgânicos

AdobeStock