O Brasil é o maior exportador global de celulose e tem a sua produção baseada em áreas de florestas plantadas.
AdobeStock
Celulose é o principal componente das paredes celulares das plantas. É formada por moléculas de glicose e é usada como matéria-prima em várias indústrias.
AdobeStock
AdobeStock
A produção de celulose no Brasil começou no século 19 com a Imprensa Régia. Em 1946, a Klabin fundou a primeira grande fábrica. Em 1956, Max Feffer descobriu a celulose de eucalipto, impulsionando o setor até os dias atuais.
AdobeStock
Embora o Brasil seja o maior exportador mundial de celulose desde 2017, ele ocupa a terceira posição em termos de produção global, ficando atrás da China e dos Estados Unidos. O Brasil é líder na produção de celulose de eucalipto.
A celulose é extraída principalmente de eucalipto, pinheiro e bambu. Ela é a base para produtos do nosso dia a dia, como papel, embalagens e até medicamentos.
AdobeStock
Além de ser essencial para a fabricação de papel e embalagens, a celulose é usada em alimentos processados, cosméticos, adesivos, e até curativos médicos.
AdobeStock
Derivados da celulose são usados em cápsulas, revestimentos de comprimidos, e até em tecnologias médicas como peles artificiais e curativos inteligentes.
AdobeStock
Em 2023, o Brasil produziu mais de 21 milhões de toneladas de celulose. Mais de 70% dessa produção foi exportada, com destaque para os mercados da Ásia e Europa.
AdobeStock
A produção de celulose representa 1,3% do PIB nacional e 6,9% do PIB industrial. Com receitas acima de US$100 bilhões, é uma das maiores fontes de exportação do Brasil.
AdobeStock