BASF/Divulgação
APRESENTADO POR
Luís Henrique Penckowski é agrônomo, pesquisador, gerente-geral da Fundação ABC e especialista em herbologia. A especialidade em plantas daninhas o colocou lado a lado com o time BASF no desenvolvimento de soluções para o manejo de plantas daninhas.
“Esse é um mundo que meu avô me apresentou. Tudo começou com a história dele, que me ensinou a amar o mundo rural.” Ele cresceu trabalhando com os tios e o avô na roça, antes de ingressar na faculdade. Na foto, Luís na primeira lavoura de soja que plantou, na fazenda do avô, em 1997.
APRESENTADO POR
BASF/Divulgação
BASF/Divulgação
Formado em agronomia há 25 anos pela Universidade Estadual de de Ponta Grossa, atualmente Luís é gerente-geral da Fundação ABC, onde iniciou nos anos 2000 com trabalhos em fitopatologia. Em 2001 assumiu a área de plantas daninhas e fez sua caminhada como coordenador nessa área.
APRESENTADO POR
BASF/Divulgação
A Fundação ABC possui nove áreas de pesquisa em cinco estados e lida com mais de 600 mil hectares de lavoura. “Quando me convidaram para fazer gestão, em 2017, falei: ‘E o campo?’. Por sorte, nossa instituição vive da proximidade com o agricultor. Quando preciso organizar as ideias, e pro campo que vou.”
APRESENTADO POR
BASF/Divulgação
Em sua carreira, Luís cita como destaque a pesquisa para o posicionamento do manejo de cereais de inverno com o uso de reguladores de crescimento, feito na Fundação ABC.
BASF/Divulgação
APRESENTADO POR
BASF/Divulgação
As soluções para o Manejo de Resistência de Daninhas também são parte da história do pesquisador. São mais de 20 anos trabalhando com herbicidas residuais na soja -atualmente, ferramenta indispensável no manejo de daninhas. Além disso, ele atuou no desenvolvimento de formulações, misturas de produtos e ferramentas de manejo nas culturas de soja, milho, trigo e feijão.
APRESENTADO POR
BASF/Divulgação
No desenvolvimento do herbicida Heat ® , Luís destaca o papel na cocriação e posicionamento do produto para os sojicultores. “Heat ® é um produto consolidado na soja para o manejo de buva. O interessante é que a Fundação trouxe um posicionamento do Heat ® para o outono, quando a buva está começando a emergir.”
ATENÇÃO: ESTE PRODUTO É PERIGOSO À SAÚDE HUMANA, ANIMAL E AO MEIO AMBIENTE. USO AGRÍCOLA. VENDA SOB RECEITUÁRIO AGRONÔMICO. CONSULTE SEMPRE UM AGRÔNOMO. INFORME-SE E REALIZE O MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS. DESCARTE CORRETAMENTE AS EMBALAGENS E OS RESTOS DOS PRODUTOS. LEIA ATENTAMENTE E SIGA AS INSTRUÇÕES CONTIDAS NO RÓTULO, NA BULA E NA RECEITA. UTILIZE OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.
APRESENTADO POR
BASF/Divulgação
A inovação transforma o agro. Para Luís, o pesquisador brasileiro se destaca, é resiliente e transformador. “No agro, fazemos uma pesquisa de alto nível. O Brasil é protagonista, nós estamos no caminho correto. Estamos gerando resultado pro nosso agricultor, com sustentabilidade.”
APRESENTADO POR
“Eu amo demais o agro, devo minha vida ao agro. Tenho dois filhos adolescentes e um deles já demonstrou que quer seguir esse caminho. Sou muito grato e feliz pelo meu propósito de vida na agricultura.”
APRESENTADO POR
A BASF investe 900 milhões de euros por ano em pesquisa e desenvolvimento de soluções para agricultura. E são pessoas que estão por trás de tanta tecnologia e inovação. Elas trabalham e dedicam seu tempo para melhorar a produção agrícola. E amam o que fazem. Por amor à inovação. Por amor à agricultura. É por tudo que amamos. BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado.
BASF/Divulgação
APRESENTADO POR