AdobeStock
São pequenos hematófagos, ou seja, se alimentam exclusivamente de sangue. Elas costumam se concentrar no dorso e chifres dos bovinos, picando os animais várias vezes ao dia.
AdobeStock
AdobeStock
– Redução na produção de leite – Queda de ganho de peso em bovinos de corte, com altos prejuízos por animal em infestação – Redução na fertilidade e aumento da mortalidade em casos extremos
AdobeStock
Ovos: As fêmeas depositam os ovos nas fezes dos bovinos. Larvas: As larvas se alimentam de matéria orgânica nas fezes. Pupas: As larvas se transformam em pupas no solo até se tornarem adultas. Adultos: As moscas adultas emergem e se alimentam dos bovinos.
– Aumento nos custos com tratamentos veterinários – Redução da produção de carne e leite – Diminuição do bem-estar animal – Transmissão de doenças
AdobeStock
– Existem feridas visíveis no dorso e na cabeça dos animais? – Apresentam perda de peso e queda na produção de leite?. – Há presença de ovos nas fezes, que indicam o início de uma nova geração de moscas?
AdobeStock
– Controle químico com uso de inseticidas. – Vespas parasitóides que impedem que elas cheguem na fase adulta. – Manter o ambiente limpo e com armadilhas luminosas para capturar os insetos adultos. – O manejo correto das pastagens interrompe o ciclo de vida das moscas.
AdobeStock
– Vacinação e uso de repelentes naturais. – Monitoramento contínuo do rebanho e ações rápidas ao primeiro sinal de infestação. – Melhoria das pastagens, mantendo-as limpas e com boa drenagem.
AdobeStock