Pertencente à família Aleyrodidae, a mosca branca não é uma mosca verdadeira, mas um tipo de hemíptero. Esse inseto suga a seiva das plantas, enfraquecendo-as e transmitindo vírus, multiplicando seu potencial destrutivo.
AdobeStock
AdobeStock
O ciclo inclui quatro estágios: ovo, ninfa, pupa e adulto. Os ovos eclodem em ninfas que se fixam na planta. A reprodução rápida permite crescimento exponencial em condições favoráveis, causando infestações severas.
Os danos são múltiplos: enfraquecimento da planta pela sucção da seiva, transmissão de vírus que comprometem a saúde das culturas e produção de fumagina, um fungo negro que reduz a capacidade fotossintética.
AdobeStock
Observe adultos e ninfas na parte inferior das folhas jovens, folhas amareladas, presença de fumagina negra, redução no vigor da planta e sintomas de viroses como mosaico ou deformações nos frutos.
AdobeStock
Use inseticidas específicos como último recurso, alternando produtos para evitar resistência. Monitore constantemente com inspeções visuais e armadilhas adesivas amarelas, observando também as condições climáticas favoráveis à praga.
AdobeStock
*Conteúdo gerado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação Agro Estadão