Maracujá doce: como cultivar e propriedades do fruto

Apesar de ter origem no Brasil, o cultivo do maracujá doce ainda não é muito difundido.

Breno Lobato/Embrapa

O maracujá doce é uma fruta tropical originária do Brasil, rica em nutrientes e com grande potencial no mercado.

Fabio Gelape Faleior/Embrapa

O que é maracujá doce?

AdobeStock

Embora pertençam à mesma família botânica, o maracujá doce e o maracujá comum são duas espécies diferentes, com características físicas e medicinais próprias. A principal diferença entre elas, além da acidez da polpa, é o tamanho e formato dos frutos.

Diferença entre o maracujá doce e o comum

Fabio Gelape Faleiro/Embrapa

O maracujazeiro cresce bem em regiões tropicais e subtropicais, preferindo solos arenosos ou levemente argilosos com boa drenagem. O ideal é plantar na primavera, colhendo entre 6 a 9 meses depois.

Cultivo

A primeira poda do maracujazeiro deve ocorrer duas semanas após o plantio, removendo brotos laterais para acelerar o crescimento. Durante a entressafra, realize uma poda de limpeza para eliminar ramos secos e doentes. Utilize estacas para tutoramento e fios de arame para formar uma "cortina" de folhas.

AdobeStock

Poda e tutoramento

As principais doenças do maracujazeiro incluem tombamento, antracnose, verrugose e murcha. Medidas preventivas como evitar gradeamento e usar defensivos químicos são essenciais. O fruticultor deve inspecionar a plantação e aplicar inseticidas quando necessário.

Angelo Sussel/Embrapa

Manejo de doenças e pragas

Ao contrário do maracujá comum, que é colhido quando cai no chão, o maracujá doce deve ser colhido ainda no pé, quando a casca muda para amarelo ou roxo. Use uma tesoura com pontas redondas para cortar a fruta, deixando um pedúnculo de cerca de 3 cm.

Fabio Gelape Faleiro/Embrapa

Colheita