Saiba mais dos diferentes tipos de manga, um dos frutos mais consumidos no mundo
Pexels/Reprodução
Crédito: AdobeStock
Em 2021, as exportações brasileiras de frutas bateram recordes: 1,24 milhão de toneladas foram embarcadas, sendo 18,13% a mais do que em 2020. O faturamento também apresentou crescimento em relação a 2020 (20,39%), alcançando US$ 1,21 bilhão.
Crédito: AdobeStock
A manga rosa é nativa do sul da Ásia e se adaptou perfeitamente ao clima do Nordeste e do Centro-Oeste. Essa qualidade se diferencia pela coloração rosada e avermelhada. O fruto é fibroso, com polpa dourada e peso médio de 350 gramas.
Crédito: Cláudia Vieira Godoy
Fernanda Muniz Bez/Embrapa
A tommy foi desenvolvida nos Estados Unidos no início do século 20 e chegou ao Brasil na década de 1960. Tem a casca espessa e o formato mais oval, com fruto suculento e polpa firme, tendo menos fibras do que a manga rosa.
Crédito: AdobeStock
Também produzida nos Estados Unidos e implantada no Brasil, a palmer é bastante semelhante à tommy. Uma das características é o caroço menos volumoso, o que dá mais espaço para a polpa. Tem pouca ou nenhuma fibra e, quando maduro, o fruto apresenta coloração vermelha-escura.
Crédito: AdobeStock
A manga espada é uma das frutas mais consumidas no País em razão do baixo preço. O fruto é mais fibroso, com formato alongado e achatado. A casca tem coloração amarelada e esverdeada.
Crédito: AdobeStock
A mangueira é uma árvore de grande porte, com frutificação média iniciando dois anos após o plantio. A poda é essencial para controlar sua altura, e a rega deve ser adaptada conforme o estágio de crescimento da planta, garantindo a qualidade e maturação dos frutos.