Getty Images

Como construir um galinheiro de qualidade?

A construção de um galinheiro adequado contribui para o bem-estar animal e a produção eficiente de frangos

AdobeStock

Por que construir um galinheiro?

Um bom galinheiro garante a qualidade de vida, bem-estar, protege as aves de predadores e oferece abrigo contra condições climáticas adversas. Todos esses fatores contribuem para a prevenção de doenças, crescimento saudável e a boa produção de carne e ovos.

AdobeStock

Opte por um local arejado, com orientação leste/oeste, de modo que fique alinhada com a trajetória do sol do nascente ao poente. Isso evita que a entrada de raios solares no galinheiro prejudique a produção de ovos e carne durante os períodos mais quentes do dia.

Localização

AdobeStock

Estrutura interna

A estrutura interna do galinheiro deve ser dividida em duas áreas principais: um espaço para alimentação e outro para os ninhos. Ambos devem ter um piso de fácil limpeza e drenagem, podendo ser construído com materiais como cimento ou madeira.

Estrutura externa

O entorno do galinheiro deve ter uma base com mureta de 50 centímetros para evitar os ventos e ser totalmente fechada com cerca. O barracão deve ter uma altura de 2,8 metros. O ideal é ter 6 aves por metro quadrado no espaço de alimentação e 3 a 5 aves por ninho.

AdobeStock

AdobeStock

Acessórios

Assegure que o galinheiro ofereça conforto para alimentação, água e ninhos de postura. Ajuste os comedouros à altura do dorso das aves e posicione os bebedouros à altura dos olhos delas, tornando o acesso mais fácil e natural. Os ninhos devem ter 25x30x50 (PxLxA).

Área de piquete

O piquete permite que elas expressem o comportamento natural de ciscar. A área proporciona exercícios e atividades físicas às aves, ajudando a manter sua saúde, força muscular e bem-estar emocional. A área do piquete deve ser contínua ao barracão, com cerca de 5 metros quadrados por ave.

AdobeStock