Resposta moderna ao rápido crescimento populacional, essa alternativa à agricultura tradicional pode combater a fome e alimentar bilhões de pessoas no futuro. Entenda tudo sobre as fazendas verticais.
AdobeStock
O conceito das fazendas verticais modernas foi proposto pelo biólogo Dickson Despommier. Sua tese inicial buscava viabilizar o cultivo de alimentos em ambientes urbanos, sem comprometer o desenvolvimento das plantas.
AdobeStock
AdobeStock
Dispostas em prateleiras, essas fazendas prometem maior eficiência por serem cultivadas em ambientes artificialmente controlados. O formato versátil facilita sua implementação nas cidades.
AdobeStock
Utilizando métodos de cultivo alternativo, como a hidroponia ou a aquaponia, as fazendas verticais dispensam o uso do solo e, consequentemente, de agrodefensivos ou aditivos químicos.
O formato modernizado permite que as fazendas verticais utilizem fontes artificiais de luz e irrigação, tornando-as independentes das condições naturais. Além disso, são mais produtivas e oferecem maior proteção contra intempéries.
AdobeStocke
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial aumentará para 10 bilhões de pessoas até 2050, exigindo um aumento de 1 bilhão de hectares na produção agrícola. Compactas, as fazendas verticais se destacam como uma alternativa viável.
AdobeStock
Atualmente, a maior fazenda vertical do mundo está localizada acima da Expo Porte de Versailles, em Paris (França). Com 14 mil metros quadrados de área, o empreendimento produz 1 tonelada de alimentos por dia.
NU/Divulgação