Aprenda a plantar tubérculos como batata e inhame em terrenos pequenos.
AdobeStock
Tubérculos são órgãos vegetais de reserva, geralmente subterrâneos, que as plantas utilizam para armazenar nutrientes, como amido, glicose e outras substâncias essenciais para sua sobrevivência e crescimento. Batata inglesa e inhame são os mais populares no Brasil.
AdobeStock
AdobeStock
Escolha um local com boa incidência de luz e temperatura amena (entre 15 °C e 20 °C). Pode ser um pequeno quintal ou até um vaso.
AdpbeStock
Para a batata, separe as mais saudáveis e deixe-as em local seco até surgirem brotos de 2 cm. Para o inhame, coloque-o na água e troque a cada 2 dias até brotar raízes.
Quando cortar os tubérculos para o plantio, lembre-se: cada pedaço deve ter 2 ou 3 brotos ou raízes para garantir uma boa germinação.
AdobeStock
O solo deve ter pelo menos 40 cm de profundidade e ser bem descompactado. Minhocas são ótimas para manter o solo arejado e fértil.
ADobeStock
Plante os pedaços de tubérculos a uma profundidade de cerca de 10 a 15 cm. Mantenha o solo sempre úmido, mas evite encharcar. Isso ajuda a evitar o apodrecimento.
AdobeStock
Monitore o solo regularmente. As raízes do tubérculo precisam de espaço para crescer, então evite compactação. Uma irrigação constante, mas leve, é essencial.
ADobeStock
Com dedicação, seu pequeno espaço pode se transformar em uma verdadeira fonte de alimentos saudáveis. e uma ótima oportunidade de renda.
AdobeStock
*Conteúdo gerado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação Agro Estadão