AdobeStock
Fruta exótica tem potencial como fonte de renda e baixa manutenção
A Monstera, é originária das florestas tropicais da América Central. É um fruto cilíndrico, com folhas grandes que apresenta cortes característicos e se desenvolve a partir do agrupamento das flores, que nada mais são que folhas modificadas e reprodutivas.
AdobeStock
Os benefícios incluem baixa mão de obra, pois é resistente a pragas e doenças, além de ter uma boa adaptabilidade a diversos climas. Há uma alta demanda no mercado para frutos diferentes e preço atrativo, devido à sua popularidade e sabor exótico.
AdobeStock
Plante em solo bem drenado e rico em matéria orgânica; mantenha a umidade constante, mas evite encharcamento; e use estacas ou mudas, garantindo que as raízes aéreas toquem o solo.
ADobeStock
A planta pode ser cultivada tanto em vasos quanto diretamente no solo. Vasos com furos são ideias para não encharcar a planta. O local ideal para a Monstera é com muita luz natural e meia sombra. É importante borrifar água nas folhas para elas não secarem.
AdobeStock
AdobeStock
A colheita deve ser feita quando os gomos começam a se soltar e o aroma se torna mais doce, geralmente 10-12 meses após a floração. Colha a fruta manualmente, torcendo-a suavemente da planta ou cortando-a com uma tesoura de poda.
A fruta deve ser armazenada em local fresco e ventilado para amadurecer completamente. Para o transporte, utilize caixas com compartimentos para evitar danos físicos, mantendo a temperatura entre 10-15°C para preservar a qualidade e prolongar a vida útil do fruto.
AdobeStock