O mapa do boi serve como um guia para facilitar a escolha do corte ideal para o preparo de um prato específico. Veja a seguir quais são os cortes de carne bovina mais populares no país.
AdobeStock
O músculo dianteiro é considerado uma das partes mais saudáveis do boi, já que tem pouca gordura, mas muito colágeno. É uma carne fibrosa e bastante saborosa, indicada para o preparo de sopas, caldo de carne e carne de panela.
AdobeStock
AdobeStock
Por ter muita fibra e músculo, é uma carne que precisa de muito tempo de cozimento para ficar macia. É considerada um corte de segunda. O peito é indicado para pratos como pastrami e carpaccio. Também pode ser preparado em panela de pressão.
O acém é uma carne de segunda bastante macia. É relativamente magra e também precisa de bastante tempo de cozimento. Fica ótimo no preparo de cozidos de panela, assados e refogados. Costuma ser bastante usado como bife.
AdobeStock
É a carne que reveste a parte superior da caixa torácica do boi. Tem muita gordura e um sabor característico, o que a torna uma das favoritas dos churrascos.
AdobeStock
É uma parte pequena localizada na lateral do boi. Bastante suculenta, também é excelente para churrascos, além do preparo de pratos queridos pelos brasileiros, como estrogonofe e espetinhos.
AdobeStock
A alcatra é considerada o corte mais nobre do boi. Junto com outros cortes, ela é muito utilizada nos churrascos. Mas, por ser muito versátil, também fica ótima em assados, ensopados e refogados.
AdobeStock
Muita gente considera esse corte o melhor de todos. Ainda que tenha sabor menos acentuado que cortes vizinhos, o filé mignon é a carne mais macia do boi. Costuma ser usado para o preparo de bifes altos, como medalhão e tournedo.
AdobeStock
Mais um corte que está entre os favoritos dos brasileiros. Tem sabor acentuado, garantido pela camada de gordura que a reveste. É muito usada em churrascos, mas também em assados feitos no forno ou na panela.
AdobeStock