Sobre as búfalas

Na África, eles fazem parte dos Big Five. Na Índia, são responsáveis por mais da metade da produção de leite. Os búfalos são animais rústicos, fortes e dóceis – os domesticados. No Brasil, o animal é criado principalmente para a produção de leite de búfala.

AdobeStock

Diferenças entre o leite de búfala e o leite de vaca

AdobeStock

Uma das diferenças principais é a presença de proteínas chamadas de beta-caseína. Isso porque o leite de vaca possui dois tipos dessa proteína, A1 e A2, enquanto o leite búfala possui apenas a beta-caseína A2.

AdobeStock

O leite de búfala possui aproximadamente 10% a mais de proteína e 50% a mais de gordura. É mais rico em cálcio, ferro e fósforo e vitaminas do tipo A e do tipo D. É levemente mais adocicado e suave no sabor.

Outras diferenças

O que fazer com o leite de búfala?

– queijos – iogurtes – manteiga – leite em pó – doce de leite – sorvetes – sobremesas a base de leite

AdobeStock

De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Búfalo, o Brasil possui aproximadamente três milhões de cabeças de búfalos. O IBGE aponta dados menores, cerca de 1,5 milhão de cabeças em 2022, e indica que o estado com a maior concentração é o Pará.

De onde vem o leite de búfala?

AdobeStock

Principais raças para produção de leite

– Murrah – Mediterrânea – Jafarabadi – Carabao

AdobeStock

 –Locais sombreados para evitar a     radiação solar intensa. – Água em abundância para beber. – Cuidados sanitários. – Ordenha feita de forma manual ou     mecânica, sendo a mecânica a mais     recomendada.

Como é o manejo de búfalos?

AdobeStock