Cultivos nos biomas brasileiros

Biomas são regiões dentro de um país,  com vida vegetal e animal semelhantes, devido a condições geológicas e climáticas que influenciam a flora e a fauna.

AdobeStock

Quais são os biomas brasileiros?

O Brasil é composto de seis biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Cada um deles se adequa a certos tipos de práticas agrícolas que são mais sustentáveis às regiões. Veja as características desses biomas e os cultivos mais proeminentes neles.

AdobeStock

Amazônia

AdobeStock

O maior bioma brasileiro também tem a maior biodiversidade. A região é repleta de rios que formam a chamada Bacia Amazônica. Especialistas defendem que a preservação desse bioma é imprescindível para a manutenção do clima. Uma das grandes disputas é para que se diminua o desmatamento no local.

AdobeStock

Muitos agricultores batalham para manter uma produção sustentável nesse bioma. Entre os cultivos locais estão o extrativismo legal da castanha-do-pará, a produção de peixes no Amazonas e a produção de farinha de mandioca no Acre.

Cultivos na Amazônia

Caatinga

A Caatinga se caracteriza pelo clima semiárido e pela vegetação de aspecto retorcido. Por conta do déficit de água, o cultivo local aposta em técnicas como a da agricultura irrigada e de sequeiro. As práticas sustentáveis são primordiais, pois é preciso respeitar as limitações do solo.

Alexander Silva de Rezende/Embrapade

O Cerrado se destaca pelo alto potencial agropecuário. As características climáticas e geológicas favorecem vários tipos de produção. Dentro do bioma, sobressai-se a produção de commodities agrícolas como soja, milho, algodão, assim como de fertilizantes e herbicidas.

Cerrado

AdobeStock

O Pantanal tem características que transitam entre vários biomas, mas o principal fator é a extensão das áreas alagadas. Na produção agropecuária, destaca-se a criação de gado, que se associa à presença de solo arenoso e ao suporte a pastagens nativas que alimentam o rebanho.

Pantanal

AdobeStock

Considerada o bioma mais degradado pelo desmatamento, a Mata Atlântica tem biodiversidade rica e concentra-se próximo a áreas urbanas. As fazendas se destacam pela produção de hortaliças, frutas, café, cana-de-açúcar e gado leiteiro.

Mata Atlântica

AdobeStock

O Pampa é o menor bioma do Brasil, tendo também passado por um processo de redução da vegetação original. Por conta das planícies e dos relevos suaves, destaca-se pela pecuária extensiva, que leva à produção de matéria-prima para roupas. Também tem cultivos relevantes de soja e arroz.

Pampa

AdobeStock