Para proteger todos os animais sem gastar mais que o necessário, o ideal é criar um calendário sanitário.
AdobeStock
É essencial realizar o controle sanitário para prevenir doenças no animal e evitar multas por falta de contenção de enfermidades como a febre aftosa.
AdobeStock
AdobeStock
O método mais recomendado é o calendário sanitário. Ele indica os medicamentos e vacinas a serem aplicados, prevenindo doenças e otimizando os custos da fazenda ao evitar tratamentos desnecessários.
AdobeStock
Para desenvolver um calendário sanitário, considere as vacinas obrigatórias e as específicas do rebanho. Algumas seguem um cronograma oficial, outras devem ser aplicadas conforme as necessidades dos animais.
O cuidado sanitário começa quando o bezerro nasce, o filhote deve mamar o colostro, que fornece os principais anticorpos e funciona como uma “vacina natural”. Além disso, o controle sanitário evita doenças como raiva, clostridioses, carbúnculo sintomático e leptospirose.
AdobeStock
É necessário aplicar vermífugo no rebanho, porque muitas larvas de vermes estão presentes no pasto e são consumidas pelos animais. Aplicações de carrapaticida para ter um maior controle dos carrapatos nos animais.
AdobeStock