Conheça os principais cultivos em cada um dos biomas brasileiros

Os biomas reúnem características únicas de clima, vegetação e fauna que devem ser consideradas nas práticas agropecuárias.

AdobeStock

Amazônia

A Amazônia é o maior bioma tropical do mundo, abrangendo grande parte do Norte do Brasil. Seu clima é caracterizado por ser quente e úmido, com mais de 2 mil milímetros de chuva por ano. A região é rica em biodiversidade e recursos naturais. Sua agricultura inclui cultivos como soja e algodão, além de produtos como cacau, café e frutas exóticas.

AdobeStock

Cerrado

AdobeStock

Localizado no Centro-Oeste do Brasil, o Cerrado é conhecido por sua savana e diversidade biológica. O clima é marcado por uma estação seca longa e uma estação chuvosa. O bioma é um dos principais produtores de grãos do país, incluindo milho e soja. Além disso, o algodão e diversas frutas são cultivados aqui.

Único bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga se estende pelo Nordeste, apresentando vegetação adaptada à escassez de água e calor intenso durante todo o ano. A agricultura de subsistência predomina, com cultivos como milho, feijão, mandioca e algodão.

AdobeStock

Caatinga

Mata Atlântica

Com clima tropical, a Mata Atlântica sofre com a urbanização e a exploração madeireira, mas mantém áreas de alta precipitação ao longo do ano. O cultivo de frutas, hortaliças, café, cana-de-açúcar e algodão são comuns.

AdobeStock

Localizado no Centro-Oeste do Brasil, o Pantanal é caracterizado por sua biodiversidade e ciclos de inundação. A pecuária extensiva, especialmente a criação de gado para carne e leite, domina a economia local.

Pantanal

AdobeStock

O Pampa se estende pelo Sul do Brasil, parte do Uruguai e Argentina, caracterizado por suas vastas planícies herbáceas e clima temperado. A pecuária é uma atividade significativa, com destaque para a criação de bovinos e ovinos adaptados ao clima local.

Pampa

Antonio Pacheco/Embrapa