BASF/Divulgação
APRESENTADO POR
Veronica Massena Reis é agrônoma, pesquisadora da Embrapa Agrobiologia, e se dedica a seleção de bactérias benéficas para cana-de-açúcar. Ela faz parte do time que desenvolveu o Aprinza®, uma solução biológica que é resultado da parceria da BASF e a Embrapa.
Formada há 40 anos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Veronica nasceu em uma família de médicos, advogados e engenheiros. Mesmo assim, ela escolheu o agro. “Decidi aos 11 anos de idade e nunca mudei de ideia. Tudo aconteceu na primeira vez que visitei e me apaixonei pela UFRRJ”.
APRESENTADO POR
BASF/Divulgação
Getty Images
Sua primeira bolsa de iniciação científica foi na cana-de-açúcar, com a pesquisadora que se tornaria sua mentora acadêmica e profissional: Dra Johanna Döbereiner, pioneira nos estudos da biologia do solo. Veronica realizou pesquisas de mestrado e doutorado com a seleção de bactérias benéficas para a cana.
APRESENTADO POR
BASF/Divulgação
Veronica ressalta a importância de Johanna em sua vida. “A gente não sabe por que, mas acaba tendo uma sintonia com as pessoas. Eu a admirava muito, ela mudou minha vida, moldou minha carreira e eu ainda trabalho no mesmo laboratório que ela trabalhou”.
APRESENTADO POR
BASF/Divulgação
A seleção de bactérias é um processo laborioso e de longo tempo. “Nós descrevemos uma série de espécies aqui no Brasil, somos reconhecidos por isso. Nós temos uma coleção de mais de 10 mil isolados identificados e provemos essas estirpes para a indústria nacional”.
BASF/Divulgação
APRESENTADO POR
Getty Images
A solução é um inoculante microbiológico líquido desenvolvido para a cana-de-açucar, que contém uma bactéria fixadora de nitrogênio e promotora de crescimento. “A inovação otimiza o potencial produtivo, auxilia no desenvolvimento do sistema radicular, aumenta a absorção de nutrientes, com maior crescimento e resistência”, diz.
APRESENTADO POR
BASF/Divulgação
O Aprinza ® faz parte do Muneo ® Biokit, um conjunto de inovações químicas e biológicas da BASF para o manejo eficiente do canavial. “Eu tenho muito orgulho de trabalhar com a BASF. Todos os anos eu me encontro com a equipe de cana e fico feliz de ter feito amigos durante o processo de desenvolvimento do Aprinza ®”.
ATENÇÃO: ESTE PRODUTO É PERIGOSO À SAÚDE HUMANA, ANIMAL E AO MEIO AMBIENTE. USO AGRÍCOLA. VENDA SOB RECEITUÁRIO AGRONÔMICO. CONSULTE SEMPRE UM AGRÔNOMO. INFORME-SE E REALIZE O MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS. DESCARTE CORRETAMENTE AS EMBALAGENS E OS RESTOS DOS PRODUTOS. LEIA ATENTAMENTE E SIGA AS INSTRUÇÕES CONTIDAS NO RÓTULO, NA BULA E NA RECEITA. UTILIZE OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.
APRESENTADO POR
BASF/Divulgação
“Diria para todos os agricultores acreditarem na pesquisa brasileira, que é de qualidade. No mundo, o Brasil é top 10 em pesquisa na agricultura, e o agricultor sabe disso, ele confia no nosso trabalho e espera mais da gente. Continuem confiando, que a gente chega lá”, diz a pesquisadora.
APRESENTADO POR
BASF/Divulgação
“Esse é o trabalho da minha vida. Eu me sinto muito feliz no que eu faço, eu venho feliz trabalhar todos os dias.” O orgulho em participar da pesquisa brasileira se iguala ao orgulho em mentorear outras pesquisadoras e pesquisadores. “Eu tenho um legado, um exemplo que passo adiante”.
APRESENTADO POR
A BASF investe 900 milhões de euros por ano em pesquisa e desenvolvimento de soluções para agricultura. E são pessoas que estão por trás de tanta tecnologia e inovação. Elas trabalham e dedicam seu tempo para melhorar a produção agrícola. E amam o que fazem. Por amor à inovação. Por amor à agricultura. É por tudo que amamos. BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado.
BASF/Divulgação
APRESENTADO POR