Produção orgânica

Na produção de frutas e hortaliças orgânicas, o suprimento de nitrogênio por meio de insumos orgânicos é um dos grandes gargalos, já que a substância é essencial para promover o crescimento das plantas.

AdobeStock

Por essa razão, existem diversos adubos químicos no mercado à base de nitratos, cuja utilização é proibida na produção orgânica, o que obriga o produtor a procurar alternativas naturais para suprir as necessidades dos vegetais.

Alternativa natural

Francisco Vilela Resende/Embrapa

A torta de mamona é uma das formas mais comuns de fertilizante orgânico, porém seu uso é limitado por conta do custo em relação à eficiência e pela falta de uma linha de produção para uso em plantações maiores.

Nátia Élen Auras/ Embrapa

Torta de mamona

Felizmente, pesquisadores de Agrobiologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveram um adubo com maior eficiência e descobriram que o manejo pode influenciar o aproveitamento do nitrogênio.

Desenvolvimento de adubo eficiente

iStock

iStock

Extração do adubo orgânico

O adubo orgânico pode ser obtido por meio de esterco de animais ou de biomassa de plantas, que têm demonstrado maior eficiência. Enquanto a quantidade de nitrogênio no esterco bovino é de 1,5% e no de frango 2,5%, na torta de mamona alcança 5%.

A Embrapa Agrobiologia desenvolveu um fertilizante de biomassa de uma planta chamada gliricídia. O produto batizado como N-verde revelou eficiência de 10%. Esse adubo orgânico também é mais barato que a torta de mamona, com custo de produção de R$ 20.

N-verde e sua eficiência de 10%

AdobeStock