O que é greening?

A doença bacteriana provoca o amarelamento das folhas e a malformação de laranjas, tangerinas e limões, disseminando-se rapidamente no pomar.

AdobeStock

Pesquisa

AdobeStock

Para reduzir os danos causados pela praga, uma pesquisa realizada pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC-Apta) durante 20 anos desvendou o mecanismo de funcionamento do amarelinho, uma patologia causada pela clorose variegada dos citros (CVC).

Com isso, os pesquisadores desenvolveram uma molécula sustentável e economicamente viável, que posteriormente se mostrou eficaz também contra o greening. A partir desse produto, a startup CiaCamp produziu um biofertilizante para disponibilizar a solução no mercado.

AdobeStock

Biofertilizante

 Queda de frutos 

Entre os motivos estão má adubação, estresse hídrico ou irrigação excessiva, pragas e doenças. Em média, 7% da produção total caem por motivos naturais do desenvolvimento vegetal, enquanto 10% são “derrubados” por patologias.

AdobeStock

Podridão floral — o fungo infecta as flores, provocando o apodrecimento e impedindo a formação dos frutos; cancro cítrico — disseminada por ar, água e objetos, a doença causa lesões em folhas, ramos e frutos, provocando a queda prematura; e greening.

Doenças

AdobeStock

A multiplicação da bactéria dentro da planta causa o entupimento dos vasos, impedindo o fluxo de nutrientes entre raízes e folhas. Esse "estresse" leva à produção de radicais livres pela própria planta. O produto melhora o fluxo de nutrientes, fornecendo vigor à planta, o que reduz a queda dos frutos.

AdobeStock

A atuação do biofertilizante