Como o granizo afeta as plantações?

A Região Sul do Brasil é um dos locais que registra a maior ocorrência de chuva de granizo no mundo.

AdobeStock

O que é o granizo?

O granizo é uma precipitação de pedras de gelo formadas em nuvens com temperaturas abaixo de 0ºC. No Brasil, o Sul é a região mais afetada por esse fenômeno climático.

AdobeStock

O granizo e suas consequências

AdobeStock

As chuvas de granizo podem destruir lavouras, principalmente de café, soja, milho e frutas como maçã e uva. Isso impacta a economia e a produção agrícola.

AdobeStock

O granizo é responsável por 1% da perda agrícola mundial, segundo estudo da Embrapa. Embora o fenômeno seja localizado, os danos são significativos para os agricultores.

Perdas globais causadas pelo granizo

Como se forma o granizo?

O granizo se forma quando correntes de ar quente encontram o ar frio nas nuvens, criando pedras de gelo que caem quando ficam pesadas demais para serem suspensas.

AdobeStock

O impacto do granizo pode desfolhar as plantas, interromper a circulação da seiva e favorecer o surgimento de doenças. Isso afeta a produtividade das culturas.

Danos causados nas lavouras

AdobeStock

Outros danos do granizo

Além das plantações, o granizo destrói equipamentos agrícolas, derruba árvores e pode até causar mortes em casos mais extremos.

AdobeStock

O Brasil tem grandes perspectivas de crescimento no mercado global de castanhas e nozes. Com investimento e inovação, o país pode conquistar uma fatia maior do mercado.

Como prevenir os danos do granizo?

AdobeStock