Metamorfose

Os gafanhotos são animais do filo Arthropoda, classe Insecta, e pertencem à subordem Caelifera da ordem Orthoptera, que inclui mais de 11.500 espécies. Eles passam por uma metamorfose incompleta com três estágios: ovo, ninfa e adulto.

AdobeStoc,

Ciclo de vida

AdobeStock

Na época reprodutiva, o macho fecunda a fêmea, que deposita os ovos no solo. As ninfas eclodem, parecidas com os adultos, mas sem asas, e após várias mudas, tornam-se adultos alados e sexualmente maduros.

Incluem folhas mordidas ou devoradas, plantas desfolhadas, presença de excrementos e avistamento de ninfas e adultos em grande número nas plantações. Além do anelamento dos ramos, que pode causar a morte do ramo e até da planta.

AdobeStock

Quais os principais sinais de infestação?

Quais os impactos na agricultura?

Suas infestações podem levar à destruição de plantações inteiras, causando prejuízos econômicos e insegurança alimentar. Em 2020, no Rio Grande do Sul, uma nuvem de gafanhotos causou perdas de 100% em algumas lavouras.

AdobeStock

É essencial realizar o monitoramento constante das plantações, eliminar ervas daninhas e hospedeiros, e utilizar armadilhas. Outras práticas incluem a rotação de culturas e o uso de produtos biológicos e químicos apropriados para controlar a população de gafanhotos.

Como fazer o manejo preventivo?

AdobeStock

Quais os principais métodos de controle?

AAdobeStock

Incluem o controle manual, como a coleta de ovos e ninfas; o controle biológico, utilizando inimigos naturais como pássaros e insetos predadores; e o controle químico, aplicando inseticidas específicos para reduzir a população de gafanhotos nas plantações.

Os principais produtos biológicos para controlar gafanhotos incluem fungos entomopatogênicos como o Metarhizium acridum. Para o controle químico, inseticidas à base de piretroides, organofosforados e neonicotinoides são comumente utilizados.

Controle biológico e químico

AdobeStock