Nos últimos anos, muita gente se interessou pelas cervejas feitas artesanalmente. Teve até quem se aventurou na produção de sua própria cerveja, mas você sabe como ela é feita?
AdobeStock
A cerveja é criada a partir de quatro ingredientes: malte, lúpulo, água e levedura. O mais conhecido é o malte, que é um grão de cereal germinado e dessecado. O cereal mais usado na cerveja é a cevada, mas é possível utilizar outros, como milho, centeio e trigo.
AdobeStock
AdobeStock
A obtenção da cerveja envolve a execução de algumas etapas que resultarão no líquido de sabor bastante característico. Confira quais são as principais.
AdobeStock
O primeiro passo diz respeito à germinação e à moagem dos grãos. Eles precisam ser umedecidos, secos e torrados. É essa etapa que define o aroma e o sabor da cerveja, que vai mudar de acordo com o tipo de malte.
Após moer o malte, ele é colocado na água quente para cozinhar. O processo faz com que as enzimas do malte sejam ativadas. O amido se transforma em açúcar que vai ativar as leveduras.
AdobeStock
Nesta etapa, separa-se o mosto (a cerveja antes de ser fermentada) do bagaço do grão e das cascas. O que sobra do bagaço é levado e a água, com o resto de açúcar, e fervida e esterilizada. A seguir, o lúpulo (que dará o amargor da cerveja) é adicionado.
AdobeStock
A fermentação é a etapa mais demorada. O tempo vai variar com o tipo de cerveja que se pretende fazer. Aqui, as leveduras transformam o açúcar em álcool, éster, fenol, compostos de aroma e gás carbônico.
AdobeStock
Depois da fermentação, a cerveja é maturada e novamente filtrada para retirar resquícios de levedura e dos outros componentes. A clarificação envolve a última filtragem que é executada antes da cerveja ser armazenada.
AdobeStock
Por fim, a cerveja é engarrafada. Pode-se acrescentar também outras etapas, como a pasteurização, de acordo com o estilo da bebida. Depois, é só desfrutar.
AdobeStock