A poluição é um problema que precisa ser combatido por todos, com ações individuais, coletivas e organizacionais, incluindo o agronegócio. Confira algumas formas de combatê-la.
AdobeStock
Uma das formas mais básicas de evitar a poluição é fazer o descarte adequado do lixo, separando os tipos de materiais (como papéis, plásticos, metais e orgânicos) para que possam ser reaproveitados ou reciclados. A cada 33 kg de papel reciclado, poupa-se a derrubada de uma árvore.
AdobeStock
AdobeStock
O descarte incorreto de eletrônicos causa enormes impactos no meio ambiente, pois eles contaminam o solo e os lençóis freáticos. Uma lei de 2010 estabeleceu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, compartilhando a responsabilidade entre vários setores sobre esse problema.
AdobeStock
A presença de uma vegetação densa ajuda na fertilidade do solo e diminui a possibilidade de erosão. Por isso, é necessário evitar o desmatamento e promover o reflorestamento de áreas danificadas.
Envolve um sistema de gerenciamento das pragas que atacam as plantações, mantendo-as em um nível inofensivo sem a necessidade de uso exagerado de agrotóxicos.
AdobeStock
O plantio direto é uma técnica realizada sem a aração do solo. Isso colabora com a diminuição da erosão e conserva os nutrientes para a lavoura.
Fabiano Perino/Embrapa
Alternar as diferentes culturas contribui para preservar a fertilidade do solo e a manutenção da biodiversidade. A monocultura, por outro lado, tem efeito contrário.
Fernando Mendes Lamas/Embrapa
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, há cerca de 140 milhões de hectares de áreas degradadas no Brasil. A recuperação desses espaços é uma atitude que colabora para o combate à poluição.
Naylor Perez/Embrapa