Seja em casa ou em um terreno, plantar seus próprios alimentos é sempre uma boa ideia.
AdobeStock
Para iniciar um cultivo, é preciso saber como é o terreno disponível e o que você pretende plantar. A partir daí, será possível decidir sobre as sementes, os substratos (que contribuem para o crescimento das plantas) e as ferramentas a serem adquiridas.
AdobeStock
AdobeStock
O primeiro passo é avaliar o espaço que receberá as sementes: um terreno plano, com luz natural e boa drenagem. É preciso remover a grama, areia, pedra e formigueiros antes de iniciar o cultivo.
AdobeStock
Para a maior parte dos cultivos, as ferramentas básicas são enxada, pá, tesoura de poda, pulverizador e regador. Dependendo da situação, placas, sombrite, talas ou grades podem ser necessárias para evitar que os animais acessem a horta.
Se o plano é fazer a horta vingar, não vale usar substratos de má qualidade. Principalmente quando cultivadas em vasos, as plantas precisam de muitos nutrientes para crescerem bem.
AdobeStock
Cada planta vai exigir cuidados específicos. Algumas gostam mais de sol e outras preferem a sombra. Há plantas que precisam de muita água, enquanto outras apodrecem com água em excesso.
AdobeStock
A maior parte das plantas não cresce em solo muito seco, mas nem todas necessitam de muita irrigação. É preciso conhecer as espécies que vão ser cultivadas e sempre verificar se o solo está na condição ideal.
AdobeStock
Alguns vegetais são mais favorecidos em certa época do ano. Investir no plantio no tempo certo traz mais chances de a horta dar certo, além de ser mais econômico.
AdobeStock