AdobeStock
O agronegócio é o setor que mais consome água no mundo, representando cerca de 70% do uso global. No Brasil, essa porcentagem pode chegar a 72%, e em países subdesenvolvidos, pode ultrapassar 80%.
AdobeStock
AdobeStock
De acordo com a FAO, metade da água usada no campo é desperdiçada. Reduzir em 10% o consumo do setor poderia economizar água suficiente para abastecer duas vezes a população mundial.
AdobeStock
É ideal investir em profissionais capacitados para planejar a localização do reservatório e o sistema de captação. Com uma infraestrutura adequada, a água captada garante a hidratação de qualidade dos animais e plantas, ajudando o meio ambiente.
Além de captar água da chuva, é possível construir bebedouros estrategicamente. Essas estruturas podem ser econômicas, desde que feitas com materiais que preservem a qualidade da água e garantam sua integridade.
AdobeStock
Os hidrômetros permitem controlar o consumo diário de água e criar estratégias para economizar. Esses dispositivos ajudam a identificar os meses e estações de maior consumo, facilitando o planejamento agrícola e a redução do uso de água.
AdobeStock
A rotação de culturas melhora a estabilidade do solo, favorece a absorção de nutrientes e a resistência a pragas e mudanças climáticas. Isso aumenta a capacidade de infiltração de água, evitando o uso excessivo e mantendo o solo saudável.
AdobeStock
O gotejamento reduz o fluxo contínuo de água, minimiza a evaporação e economiza até 70% da água. Simples e adaptável, o sistema pode ser feito com tubos perfurados, adequando-se a diferentes necessidades de irrigação no campo.
AdobeStock