Cocho de gado: conheça os melhores materiais para fazer

Veja quais são as vantagens e desvantagens do uso de madeira, concreto, pneus, plástico, aço e outros materiais na construção do cocho de gado

AdobeStock

Importância de cochos adequados

Um cocho mal construído pode atrasar a engorda do gado e gerar prejuízos. O material escolhido deve evitar acidentes e contaminações. Cochos bem projetados melhoram o acesso à ração e ajudam a manter o alimento livre de sujeira, acelerando o ganho de peso.

AdobeStock

Melhor material para o cocho de gado

AdobeStock

O melhor material para a construção do cocho de gado dependerá de uma série de fatores, principalmente quanto a sua durabilidade. O uso de suplementos minerais é o que requer um maior cuidado, pois o sal pode corroer a estrutura do equipamento. Conheça as vantagens e desvantagens de cada um.

AdobeStock

O uso de pneus para o cocho de gado não é indicado. O material solta pequenos arames que provocam ferimentos na boca dos animais. No entanto, são ideais para a cobertura dos cochos, principalmente os pneus maiores, como os utilizados em mineração ou tratores.

Pneus

Madeira

São os cochos mais utilizados nas propriedades, mas o  material tem um alto custo e é difícil de limpar. As trinchas e rachaduras da madeira são propícias para a proliferação de organismos, especialmente fungos. Caso o equipamento fique sem uso por muito tempo, pode ser alvo de cupins

AdobeStock

Os cochos de concreto pré-moldado são uma opção eficiente para pecuaristas por sua durabilidade, baixo custo e fácil limpeza. No entanto, é crucial realizar uma instalação adequada para evitar trincas e deformações, além de monitorar a corrosão causada por minerais que podem ferir o gado.

Concreto

AdobeStock

Aço

O cocho feito de aço é de rápida instalação e manutenção, apesar de ter um custo alto. Mas se o pecuarista for utilizar suplementos minerais, nunca deverá utilizar o aço sem uma proteção adequada para fazer o cocho de gado.

AdobeStock

O reaproveitamento de barris de plástico é uma solução econômica e prática para alimentar o gado. No entanto, o produtor deve ficar atento a rachaduras e fiapos que podem provocar feridas  nos animais. Ter comedouros de reserva permite trocas rápidas, evitando interrupções na alimentação.

Plástico

AdobeStock

Um tecido feito de polipropileno e polietileno pode ser uma alternativa mais segura. O material impermeável é prático de limpar e tem uma durabilidade de até três anos. O uso de bags para o cocho de gado ainda pode utilizar matéria-prima reciclada, garantindo a sustentabilidade da propriedade.

Bag

Cochobag/Rprodução