O carbono que  ajuda o planeta

O CO2 biogênico, diferente do CO2 fóssil, faz parte do ciclo natural do carbono. Na agricultura, ele representa uma oportunidade para práticas mais sustentáveis.

AdobeStock

Entenda a diferença

Enquanto o CO2 fóssil vem de combustíveis antigos, o biogênico é liberado por fontes naturais e renováveis como plantas, animais e microrganismos.

AdobeStock

Fontes na agricultura

AdobeStock

A biomassa agrícola, incluindo resíduos de colheitas e esterco animal, é uma importante fonte de CO2 biogênico, útil para geração de energia.

Energia do campo

O biogás produzido na fazenda é exemplo perfeito: vem da decomposição de matéria orgânica e pode gerar energia limpa para a propriedade.

AdobeStock

Os processos naturais no solo, como a decomposição de matéria orgânica por microrganismos, liberam CO2 biogênico e contribuem para a fertilidade.

O solo vivo

AdobeStock

Manejo sustentável

O plantio direto e a rotação de culturas são práticas que ajudam a gerenciar o CO2 biogênico, aumentando o sequestro de carbono no solo.

AdobeStock

A compostagem transforma resíduos em fertilizante valioso enquanto reduz emissões de metano, contribuindo para um ciclo mais sustentável.

Compostagem inteligente

AdobeStock

Créditos de carbono

Agricultores que adotam práticas sustentáveis podem se qualificar para receber créditos de carbono, gerando nova fonte de renda.

AdobeStock

*Conteúdo gerado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação Agro Estadão