Cavalo Tordilho: curiosidades sobre os cavalos que mudam de cor

O cavalo tordilho é um dos mais procurados no mercado por sua beleza única.

AdobeStock

Origem

A palavra "tordilho" deriva do latim "turdus", que se refere a "tordo" ou "pássaro preto". É uma associação entre a cor da ave e do cavalo. "Tordilho" é utilizado como referência à coloração da pelagem de cavalos malhados e salpicados.

AdobeStock

A pelagem tordilha possui variações como o rosilho (tons de rosa e cinza), o lobuno (tons de azul e branco) e outras combinações de cores. Identificar um cavalo tordilho envolve observar a mescla de pelos brancos e escuros em diferentes regiões do corpo.

Características

AdobeStock

O alelo dominante (G) determina a pelagem tordilha nos cavalos, levando a um branqueamento gradual dos pelos. A ação do gene (G) impede a distribuição do pigmento para o pelo, causando um acúmulo que pode estar relacionado à melanose.

AdobeStock

Genética

Hereditariedade

O gene (G) é epistático, manifestando-se sempre que presente. Um cavalo tordilho tem pelo menos um dos pais com a mesma pelagem. Na seleção, o genótipo (GG) clareia mais rápido que (Gg). As progênies de pais tordilhos podem variar na rapidez e na porcentagem de pelagem.

AdobeStock

Dapple Gray – Tem manchas brancas nas manchas mais escuras; Steel Gray – Tem uma tonalidade azulada; Rose Gray – São tingidos de vermelho; Fleabitten Gray – Tem manchas pretas ou marrons claras; Light Gray – Tem manchas escuras ao redor do nariz e dos olhos.

Variações comuns

AdobeStock

O tordilho não é uma raça, e sim um termo para caracterizar a pelagem malhada de alguns cavalos. As raças mais comuns de tordilhos são: Árabes, Puro-sangue, Quarto de Milha, Andaluz e Percheron.

Tordilhos mais comuns

AdobeStock