Boi bombeiro: estratégia contra queimadas

Já pensou em um boi que ajuda no combate aos incêndios? O boi bombeiro utiliza o pastejo do gado como ferramenta para reduzir o risco de queimadas, transformando desafio em oportunidade.

Wenderson Araújo/CNA

Mecanismo simples  e eficiente

O gado, ao pastar, remove a biomassa seca e inflamável das pastagens. Este processo natural reduz significativamente a carga de material combustível na propriedade rural.

Wenderson Araujo/CNA

Reduz velocidade  do fogo

AdobeStock

Com menos material combustível, a velocidade e intensidade de propagação de possíveis incêndios diminuem drasticamente. O pastejo controlado transforma áreas de alto risco em zonas seguras.

Complementa  outras estratégias

O pastoreio controlado não é solução milagrosa, mas ferramenta valiosa quando integrada a plano de manejo abrangente. Cria sistema de gestão mais robusto e eficaz.

AdobeStock

O pastejo controlado previne degradação do solo, promove biodiversidade mantendo equilíbrio da vegetação e estimula crescimento de plantas, melhorando qualidade do pasto.

Benefícios para  o ecossistema

AdobeStock

Pastejo rotacionado  é essencial

Técnicas como pastejo rotacionado e manejo intensivo são métodos eficazes para controle da biomassa. Permitem uso eficiente da terra e melhor controle sobre impacto na vegetação.

AdobeStock

Identifique áreas com maior acúmulo de material seco, que representam maior risco. Estas zonas devem receber atenção prioritária no planejamento do pastejo da propriedade.

AdobeStock

Identificação  de áreas críticas

Monitoramento constante necessário

O acompanhamento regular da condição da pastagem e comportamento do gado é fundamental. Permite ajustes no manejo, assegurando eficácia contínua da estratégia preventiva.

Wnderson Araujo/CNA

*Conteúdo gerado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação Agro Estadão