Avanço na pesquisa de cannabis no Brasil

Centro de pesquisa da UFLA (Universidade Federal de Lavras) recebe certificação pioneira para estudar cannabis geneticamente modificada, abrindo novos caminhos para a medicina e ciência brasileira.

AdobeStock

Primeiro laboratório certificado do país

O Centro Biotecnológico de Plantas Psicoativas (CBPP) da UFLA torna-se o primeiro no Brasil autorizado a desenvolver projetos com cannabis medicinal transgênica.

AdobeStock

Permissões ampliadas para pesquisa

AdobeStock

Além da autorização já existente da Anvisa para cultivo in vitro, o laboratório agora poderá conduzir estudos com cannabis geneticamente modificada graças ao novo certificado.

Certificação de biossegurança

O Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB) foi concedido pela CTNBio, atestando que o centro segue rigorosos padrões de segurança biológica para plantas transgênicas.

AdobeStock

A UFLA se posiciona na vanguarda científica nacional, mesmo antes da Embrapa iniciar seus estudos sobre a cannabis, destacando-se no cenário de pesquisa brasileiro.

Pesquisa de ponta  em Minas Gerais

AdobeStock

Impactos na medicina

Pesquisas com cannabis transgênica permitirão o desenvolvimento de variedades com maior produção de compostos terapêuticos, beneficiando tratamentos médicos inovadores.

AdobeStock

A biotecnologia aplicada à cannabis representa um avanço para a medicina e para facilitar o acesso a tratamentos baseados nesta planta de grande relevância terapêutica.

Democratização  de tratamentos

AdobeStock

Compromisso  com a ciência

"A obtenção desse certificado reforça nosso compromisso com a excelência científica", afirma a coordenadora do centro e professora da UFLA, Vanessa Cristina Stein.

Renato Fontaneli/Embrapa

*Conteúdo gerado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação Agro Estadão