O Brasil se destaca significativamente na exportação de produtos agrícolas. Em 2023, o setor agrícola representou cerca de 45% das exportações totais do Brasil, movimentando aproximadamente US$120 bilhões.
AdobeStock
O Brasil possui uma grande vantagem nesse contexto, pois utiliza apenas 11% do seu território para a agricultura. Por isso, especialistas acreditam na possibilidade de aumento da produção no país, que pode se tornar um grande celeiro mundial.
AdobeStock
AdobeStock
Os cinco maiores produtores agrícolas do mundo são China, Estados Unidos, Brasil, Índia e Rússia. Todos investem significativamente em tecnologias e na diversificação da produção. O maior produtor é os Estados Unidos, com volumosas exportações de soja, milho e trigo.
Apesar de seu grande potencial de desenvolvimento, o Brasil já é um exportador robusto de alimentos, sendo visto como uma nação com um papel importante na segurança alimentar. Veja a seguir quais são os principais produtos agrícolas exportados .
AdobeStock
A soja corresponde a 56% das exportações nacionais. É usada principalmente na produção de ração para bovinos, suínos e aves, mas o consumo humano também tem aumentado.
AdobeStock
Os produtos florestais compreendem cerca de 13% das exportações nacionais. Da celulose produzida no país, 70% são destinados à venda externa. Esse tipo de produção é favorecido pela vasta extensão florestal do Brasil.
AdobeStock
A produção de carnes também é um destaque do país, correspondendo a cerca de 8% do total de exportações. Os principais produtos são carne bovina e de frango.
AdobeStock
Os produtos derivados da cana-de-açúcar, como açúcar e álcool, juntos, correspondem a cerca de 7% das exportações do setor. O principal foco de produção está na Região Centro-Sul.
AdobeStock
O café é o quinto produto agrícola mais exportado, correspondendo a cerca de 4% do total. O país tem batido recordes na exportação de sacas de café, sendo conhecido pela qualidade do produto.
AdobeStock