Conheça o que é a agricultura orgânica, o que caracteriza os produtos orgânicos e quais são os benefícios desse modelo.
AdobeStock
Agricultura orgânica é um modelo que prioriza práticas ecológicas, sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos, visando a saúde ambiental e do consumidor.
AdobeStock
AdobeStock
O foco da agricultura orgânica é minimizar os danos ao solo e aos lençóis freáticos, ao contrário dos métodos convencionais que utilizam pesticidas e fertilizantes químicos.
AdobeStock
Este modelo utiliza alternativas naturais para combater pragas e melhorar a produtividade, como compostagem, rotação de culturas e manejo de vegetação nativa.
A agricultura orgânica também defende o acesso livre a sementes não modificadas geneticamente, evitando o monopólio das grandes empresas de sementes.
AdobeStock
Não usa pesticidas ou fertilizantes sintéticos. Adota práticas como rotação de culturas e cultivos protegidos, além de técnicas inteligentes para o uso sustentável da água e do solo.
AdobeStock
A agricultura orgânica é, principalmente, realizada por pequenos produtores familiares, que utilizam técnicas naturais para garantir a produção sem recorrer a monoculturas.
AdobeStock
Produtos orgânicos são cultivados sem agrotóxicos. No Brasil, seguem as normas da Lei n° 10.831, de 2003. Eles podem ter até 13% de resquícios de químicos, bem menos que alimentos convencionais.
AdobeStock
Por serem produzidos com métodos mais sustentáveis e com menor rendimento, os alimentos orgânicos podem ser até 40% mais caros que os convencionais, mas oferecem benefícios ambientais e à saúde.
AdobeStock