Adubo orgânico: o que é e como fazer

Entenda como transformar o lixo orgânico de sua casa em adubo.

AdobeStock

Adubo orgânico é uma substância benéfica ao crescimento das plantas, obtida por meio da compostagem de diversos elementos em processo de decomposição. Inclui resíduos vegetais, como folhas secas, grama, restos de alimentos e esterco animal.

AdobeStock

O que é adubo orgânico?

AdobeStock

O adubo orgânico é recomendado por três motivos: fertiliza o solo, otimizando o plantio; é feito com resíduos naturais e baratos; e ajuda a reduzir o lixo, reintegrando os resíduos ao ciclo produtivo da terra.

Por que usar?

AdobeStock

Separe três caixas empilháveis (ou baldes) e faça furos de meio centímetro nas duas primeiras, permitindo a passagem das minhocas californianas. Coloque uma tela na segunda caixa para coletar o chorume no recipiente inferior, que pode ter uma torneira para escoamento.

Como fazer?

A primeira caixa recebe resíduos orgânicos, terra e palha, alternando camadas. Quando estiver completa, deve passar por um período de fermentação. Troque com a segunda, que deve ficar por 60 dias “hibernando” com as minhocas fazendo o trabalho. A terceira caixa coleta o chorume, com escoamento por torneira.

AdobeStock

Função das caixas

Nos domicílios, utilizam-se cascas de frutas, borra de café, casca de ovo e restos de alimentos. Coloque-os gradualmente, intercalando com terra e cobrindo com palha. Deixe a caixa do meio descansar de 60 a 90 dias, permitindo que as minhocas decomponham os resíduos orgânicos.

AdobeStock

Deposite os resíduos

Use a terra adubada na horta ou plantação, pura ou diluída em terra comum. O chorume também pode ser utilizado, mas deve ser diluído (1 parte de chorume para 9 de água) e aplicado na rega ou borrifado nas plantas..

AdobeStock

Use a terra adubada