As práticas do agronegócio devem ser sustentáveis e responsáveis com o meio ambiente. A reciclagem é uma iniciativa fundamental no agro para colaborar com a preservação do planeta.
AdobeStock
Reciclagem são processos que transformam restos de produtos em novos itens. Desse modo, o descarte e a contaminação do meio ambiente diminuem significativamente.
AdobeStock
AdobeStock
O agronegócio tem grande potencial para reciclagem, pois seus resíduos podem gerar novos produtos industriais. Restos da pecuária, por exemplo, podem virar insumos para a indústria alimentícia, farmacêutica e biodiesel.
AdobeStock
A economia circular é um modelo de produção e consumo que envolve usar e reciclar produtos sempre que possível. A meta é lixo zero. Veja como isso pode ser feito no agronegócio.
Materiais orgânicos devem ser tratados para não contaminar o meio ambiente. Práticas de reciclagem incluem compostagem, que transforma lixo orgânico em adubo, e uso de resíduos animais para novos produtos.
AdobeStocke
É necessário descartar corretamente resíduos inorgânicos comuns no agronegócio. Isso inclui dar novos fins a sucata de maquinário agrícola e materiais sintéticos como vidro, borracha, plástico e metais.
AdobeStock
É essencial destinar corretamente embalagens de agrotóxicos, pois podem causar danos. O Brasil é referência: 95% desses materiais são reciclados desde a Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010.
AdobeStock
Estima-se que, a partir de 2020, houve um aumento de quase 10% na coleta e destinação dos resíduos do agro. O desafio é continuar difundindo essas práticas a mais produtores.produtores.
AdobeStock