A potência das frutas exóticas brasileiras

O Brasil tem uma variedade incrível de frutas cultivadas em várias regiões. Quem viaja pelo país se surpreende com frutas desconhecidas, que oferecem benefícios à saúde.

AdobeStock

O que são as frutas exóticas?

Frutas exóticas são aquelas originárias de regiões diferentes de onde são comercializadas. Podem ser cultivadas em outros locais, dependendo do clima e do solo. Veja seis frutas exóticas encontradas no Brasil.

AdobeStock

Cherimoia

AdobeStock

Produzida em países da América do Sul com altitudes acima de 1,5 mil metros, como Colômbia, Peru e Bolívia, a cherimoia também é cultivada na Serra da Mantiqueira, em São Paulo. Rica em vitamina A, beneficia a pele e os olhos, e em vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico.

AdobeStock

Originária do México e de países da América Central, a pitaya é cultivada em São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Pará. Com sabor semelhante ao kiwi, é rica em vitaminas A e C, fibras, zinco, cálcio e ferro. Protege o estômago e regula o intestino. Também é chamada de “fruta-dragão”.

Pitaya

Lichia

De origem chinesa, a lichia é encontrada em São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Paraná. Com mais vitamina C  do que o que limão e a laranja, é anti-inflamatória e rica em fibras.

AdobeStcok

Fruta exótica do sudeste da Ásia,  onde é considerada a "mais saborosa do mundo", é cultivada na Bahia e no oeste de São Paulo. Rica em minerais e vitaminas, tem propriedades anti-inflamatórias, antivirais, antifúngicas e antibióticas, além de ser baixa em calorias.

Mangostão

AdobeStock

Nativa da Amazônia, também chamada de caçari ou araçá-d’água, possui 30 vezes mais vitamina C que a laranja. Tanto as folhas como a polpa são usadas para tratar doenças como gripes, resfriados, dores de cabeça, fadiga crônica e asma.

Camu-camu

AdobeStock

Também é uma fruta nativa da Amazônia e da Mata Atlântica, é encontrada nas versões amarela e roxa, sendo doce. Rica em vitamina A, cálcio e fósforo,  e é usada no combate à anemia.

Abiu

AdobeStock