AdobeStock
O exame andrológico é responsável por atestar a capacidade reprodutiva do touro que desempenha o papel fundamental de ser responsável pela perpetuação do rebanho, uma vez que tem a capacidade de inseminar diversas vacas.
AdobeStock
AdobeStock
É avaliado desde a genital do animal até sua capacidade de montar nas fêmeas, passando por toda a cadeia que leva à reprodução. Também são medidas alterações ou inflamações em diferentes órgãos que possam afetar a capacidade reprodutiva.
AdobeStock
O exame é importante para os diferentes tipos de rebanho, seja de corte, seja para produção de leite, com avaliação de fertilidade, libido e capacidade de cobrir as fêmeas.
O exame começa com uma avaliação clínica do caminhar do animal até a área de análise, que deve conter um tronco de contenção. Também é considerado o temperamento do animal.
AdobeStock
A retirada costuma ser feita por eletroejaculação, que pode deixar alguns indivíduos amuados e recolhidos após a coleta.
AdobeStock
O exame andrológico em si consiste na palpação dos testículos e na mensuração de seu volume. Também é analisado o cordão espermático, o epidídimo e a vesícula seminal. O exame físico também mede o tamanho do prepúcio.
AdobeStock